Significado do Atom

O que é o Atom:

É conhecido como o átomo do unidade mínima de uma substância, que compõe toda a matéria comum ou comum. Se os átomos de alguma matéria puderem dividi-la, ela poderá ser destruída.

Cada coisa, substância ou matéria tem diferentes quantidades de átomos que a compõem, no entanto, os átomos são compostos de partículas ainda menores, como partículas subatômicas, chamadas prótons, nêutrons e elétrons.

Dentro do átomo, podemos encontrar prótons e nêutrons em sua parte central, ou seja, no núcleo, os elétrons estão em uma espécie de órbita em torno dessa parte central chamada núcleo, e estes, por sua vez, pesam menos que prótons e nêutrons.

A unidade de vários átomos entre si resulta na formação de moléculas que então partículas subatômicas, e o próprio átomo é a menor unidade de matéria.

Veja também:

• Elétron
  • Neutron
  • Matéria
  • Propriedades da matéria

Em química, Diz-se que é a menor parte de um elemento que pode intervir em uma reação química. Durante as reações químicas, os átomos são conservados como tais, não são criados ou destruídos, mas são organizados de maneira diferente, criando diferentes ligações entre um átomo e outro.

Veja também Reação química.

Devido aos grandes estudiosos químicos que conseguiram demonstrar e descobrir que qualquer objeto, coisa, sólido e até líquidos, e os próprios gases, podem ser decompostos em diferentes elementos, como o exemplo da água, uma vez que cada molécula desta É composto de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O).

Veja também molécula.

Apesar de tudo isso, deve-se notar que nem toda a matéria no universo é composta de um átomo, uma vez que a matéria escura constitui mais o universo do que a matéria, e isso não é composto de átomos, mas de partículas de um tipo atualmente desconhecido..

Por último, em relação à sua origem etimológica, a palavra átomo vem do grego, que se refere a "aquilo que é inseparável ou que não pode ser dividido".

Veja também Energia Nuclear.

O átomo pode ser referido em outras áreas, como:

Átomo na filosofia

O doutrina do atomismo, defendida pelos filósofos Leucipo e Demócrito de Abdera, revela que a realidade é composta de átomos, sendo partículas pequenas e indivisíveis.

Por outro lado, de acordo com a filosofia, a teoria do átomo é caracterizada pela imutabilidade dos elementos e espécies, o que significa que o fogo sempre será fogo, quando o vemos e quando não o vemos; que a água é sempre água e assim por diante.

Átomo de Dalton

John Dalton, apresentou o primeiro modelo atômico, que postulou que a matéria é composta de partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis, chamadas átomos. Por outro lado, os átomos têm seu próprio peso e qualidades.

Átomo de Thomson

Em 1897, Joseph John Thomson descobriu o elétron, o que deduziu que o assunto era composto de uma parte positiva e a outra negativa. A parte negativa formada por elétrons, imersa em uma massa de carga positiva.

Jean Perrin, então, propôs um modelo no qual os elétrons estavam do lado de fora, causando a carga positiva.

Átomo neutro

Um átomo neutro é caracterizado por falta de carga elétrica. Os elétrons têm uma carga negativa e os prótons têm uma carga positiva; em conclusão, um átomo neutro tem o mesmo número de elétrons que os prótons.

Veja também:

• Física