Significado da Teoria da Evolução

O que é a teoria da evolução:

A teoria da evolução afirma que as espécies biológicas surgem da transformação genética e fenotípica de um ancestral ao longo do tempo, o que dá origem a uma nova espécie.

Essa teoria é baseada na observação, comparação e interpretação de evidências físicas disponíveis na natureza, como fósseis pré-históricos e espécies atuais. Dessa maneira, a abordagem destrói a teoria da geração espontânea e questiona abertamente o criacionismo..

Essa teoria foi amplamente desenvolvida pelo inglês Charles Darwin, embora o naturalista e geógrafo Alfred Russel Wallace já tenha apontado nessa direção. De fato, os dois cientistas haviam enviado suas primeiras investigações um ano antes de Darwin publicar sua hipótese sozinho.

A hipótese darwiniana apareceu pela primeira vez no ano de 1859 em um livro chamado A origem das espécies. Desde então, essa teoria continuou a crescer e se tornou um dos pilares fundamentais dos estudos de biologia..

Para Darwin, todas as formas de vida surgem da modificação de um ou mais organismos, sejam eles microscópicos ou não. Essa transformação não é repentina, mas responde a um processo gradual desenvolvido ao longo de milhares de anos..

De acordo com a teoria da evolução, as espécies evoluíram após se adaptar às realidades ambientais. Esse princípio de adaptação é conhecido pelo nome de seleção natural ou pressão seletiva.

Veja também Darwinismo.

Seleção natural na teoria da evolução

A seleção natural ou pressão seletiva é produzida pela influência do meio ambiente. A pressão exercida por um habitat em particular força o ser vivo a se adaptar geneticamente para sobreviver. Caso um certo ser vivo não se adapte, ele definitivamente desaparecerá. Dessa maneira, a teoria da evolução explica as características biológicas de cada espécie atualmente e por que outras se tornaram extintas..

Pode acontecer que o mesmo ancestral, ao se desenvolver em diferentes habitats ou condições ambientais, gere diferentes modificações em seus espécimes, fazendo com que eles se distinguam de forma clara e vigorosa, o que constitui a origem das espécies. Está aí quando você fala, então, sobre evolução.