Significado da teoria celular

O que é a teoria celular:

A teoria das células postula que todos os organismos são compostos de células, que a célula é a unidade básica de vida e que todas as células eles vêm de outras células.

Os postulados da teoria das células só foram possíveis graças à invenção do microscópio pelo comerciante holandês Zacharias Janssen em 1590. Essa inovação foi modificada pelo cientista inglês Robert Hooke, criando em 1665 o microscópio que lhe permitia observar as primeiras células.

Robert Hooke (1635-1703) cunhou o termo "célula", definindo-o como unidades básicas de organismos que chegam a essa conclusão observando apenas tecidos mortos, como o de uma cortiça.

Alguns anos depois, o comerciante holandês Anthony van Leeuwenhoek (1632-1723) aprimora o telescópio de Hooke e observa células vivas pela primeira vez, identificando microorganismos. Por causa dessa descoberta, nós o conhecemos como o "pai da microbiologia".

O fundamentos da teoria celular Eles são definidos 200 anos após a observação das primeiras células. Os dois primeiros postulados da teoria celular de Theodor Schwann e Matthias J. Scheiden afirmam respectivamente:

1. A célula é a unidade básica da vida
  2. Toda a vida é composta de células

Postulados da teoria celular

A teoria moderna das células baseia-se nos 2 postulados iniciais do biólogo prussiano Theodor Schwann (1810-1882) e do botânico alemão Matthias J. Scheiden (1804-1881) durante a década de 1830:

Primeiro postulado

A célula é a unidade básica da vida

Este primeiro postulado de Theodor Schwann começa com os fundamentos do que conhecemos como teoria celular. Isso significa que a célula é uma unidade estrutural, isto é, que todos os organismos são compostos de células, a estrutura básica da vida.

Segundo postulado

Toda a vida é composta de células

O segundo postulado definido pelo botânico Matthias Schleiden, fala da célula como um unidade funcional organismos, uma vez que contêm todos os processos vitais e indispensáveis ​​para a vida.

Nesse sentido, a teoria moderna das células define a célula como um unidade reprodutiva, devido à sua capacidade de gerar outras células através de divisões celulares, como mitose e meiose.

Terceiro postulado

Todas as células vêm de outras células

Este postulado indica que cada célula se origina pela divisão de outra célula e, portanto, contém as informações genéticas necessárias dentro de si. É por isso que a célula também é reconhecida como unidade hereditária.

Este postulado é de Robert Remak (1815-1865), mas foi erroneamente atribuído a Rudolf Virchow, mais tarde conhecido por ter plagiado estudos com células.

Importância da teoria celular

Os três postulados básicos da teoria celular nascem entre 1830 e 1855, época em que ainda havia uma divisão na comunidade científica sobre a origem da vida. Eles eram, por um lado, os abiogênicos, que acreditavam na geração espontânea e, por outro, os biogenistas, que afirmavam que a vida só poderia surgir de outra vida preexistente. Este último grupo é formado quando Anthony van Leeuwenhoek descobre microorganismos em 1668, mas a teoria da biogênese só seria validada pela comunidade científica em 1887.

Todos os postulados da teoria celular indicam a célula como a unidade de origem, sendo a unidade básica da vida, a única unidade da qual outras pessoas podem nascer e necessariamente sendo de uma pessoa preexistente..