Osmose

O que é osmose:

Osmose é chamada de movimento de um solvente, através de uma membrana semipermeável, entre duas soluções com diferentes concentrações. É um fenômeno físico gerado espontaneamente e sem gasto de energia.

Por sua vez, a osmose é um processo de importância vital para a sobrevivência das células e o metabolismo celular dos seres vivos, portanto, também faz parte dos estudos de biologia.

A palavra osmose deriva do grego osmos, O que significa 'momentum'?.

Osmose Ocorre quando existem duas soluções com concentrações diferentes. Nesse caso, quando a água ou o solvente se move através da membrana semipermeável, ele faz isso para equilibrar as duas concentrações.

Nesse processo, o solvente ou substância a dissolver tende a atravessar a membrana semipermeável, que possui poros de dimensão molecular que não permitem a passagem de moléculas de soluto, mas o solvente.

Dessa forma, a solução com menor concentração aumenta a quantidade desse elemento e, no outro, diminui até que seja equalizada. Esse efeito continua até que a pressão hidrostática equilibre essa tendência..

Falar sobre transporte ativo quando a célula possui um gasto energético e, de transporte passivo quando o gasto de energia não é necessário.

A osmose pode ser realizada em diferentes tipos de solução nas quais uma pressão osmótica específica é aplicada conforme necessário. Os seguintes são identificados:

• Solução hipotônica: É aquele em que há menos concentração de soluto de acordo com o ambiente em que é encontrado.
  • Solução hipertônica: A concentração de soluto é maior dependendo do ambiente em que é encontrada.
  • Solução isotônica: É aquele que tem a mesma concentração de soluto e solvente.

Veja também soluto e solvente.

Osmose em células vegetais e animais

A osmose também é um processo usado nos processos de troca na nutrição de células animais e vegetais.

No célula vegetal, A osmose envolve uma combinação de difusão através da bicamada de membrana e fluxo de massa através dos poros da membrana, esses poros são formados por aquaporinas que formam canais seletivos para a água.

Por seu lado, no célula animal Osmose é o fenômeno em que o transporte de água através da membrana plasmática ocorre com o reforço da bicamada fosfolipídica.

Existem doenças associadas a problemas na osmose celular que mostram sintomas como:

• Desidratação, perda de água e sais minerais de um corpo.
  • Deficiência de transporte de oxigênio.
  • Poliúria, manifestação de um volume de urina acima do esperado.
  • Polidipsia, aumento anormal da sede.

Osmose inversa

A osmose reversa é o processo oposto, no qual a substância (soluto) se separa do solvente, aplicando uma pressão superficial superior à pressão osmótica nas membranas impermeáveis ​​que não permitem a passagem da água, por isso se opõe ao fluxo normal de a osmose.

Esse processo pode ser aplicado em várias situações, como remoção de álcool da cerveja ou concentração de soro de leite, por exemplo, queijo e muitos outros procedimentos industriais..

Osmose e difusão

Osmose e difusão são dois tipos de transporte passivo que ocorrem entre duas soluções para corresponder às suas concentrações.

O difusão é o transporte de solutos através de membranas, do meio mais concentrado (hipotônico) para o meio menos concentrado (hipertônico).

O osmose é a passagem da substância para dissolver, do meio de concentração mais alto para o meio de concentração mais baixo.

Veja também Difusão.

Pressão osmótica

A pressão osmótica é um tipo de pressão externa exercida sobre a solução com uma maior concentração de solutos, o que impede sua diluição. De uma maneira mais simples, a pressão osmótica é uma força aplicada para impedir o processo de osmose.

Outros usos do termo osmose

O termo osmose também é usado coloquialmente, principalmente no que diz respeito aos estudos e à maneira de adquirir conhecimento. Os alunos, quando não conhecem nenhum assunto, dizem que gostariam de aprender por osmose, ou seja, sem gastar muita energia e nem ter que estudar.

Além disso, fala-se de osmose entre dois elementos ou indivíduos quando eles têm uma influência mútua ou mútua, por exemplo, duas pessoas que se entendem bem..