Significado dos Reinos da Natureza

O que são reinos da natureza:

Os reinos da natureza são os maneira pela qual os seres vivos são classificados de acordo com suas características. A ciência atual define cinco reinos de seres vivos, sendo eles os reinos animais, plantas, fungos, protistas e monera.

A classificação dos cinco reinos da natureza mais aceitos hoje pertence ao microbiologista Carl Woese (1928-2012), que em 1977 introduziu o reino monetário como o quinto reino.

Graças aos avanços na genética molecular, esse microbiologista conseguiu diferenciar os seres procarióticos dos demais, constituindo o reino monetário. Os procariontes diferem dos eucariotos por possuir células sem núcleo e ter um DNA mais simples.

Os cinco reinos e suas características

O critério dos cinco reinos da natureza ou dos seres vivos do microbiologista Carl Woese, formulado em 1977, é a classificação mais aceita e consiste nos reinos: animal, planta, fungos, protista e monera..

Os cinco reinos da natureza são agrupados de acordo com as características que eles compartilham de acordo com:

• Organização celular: unicelular ou multicelular.
  • Célula: eucariota ou procariótica.
  • Reprodução: sexual, assexuada ou por esporos.
  • Nutrição: heterotrófica ou autotrófica.
  • Locomoção: autônoma ou estacionária.
  • Respiração: aeróbica ou anaeróbica.
  • Outras características únicas de cada reino.

Reino animal

O reino animal é composto por organismos aeróbicos multicelulares, eucarióticos, heterotróficos, que se reproduzem sexualmente e se movem autonomamente.

O reino animal é classificado em dois grandes grupos: vertebrados, subdivididos em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e invertebrados, que incluem insetos, moluscos e vermes.

Kingdom plantae

O reino vegetal é composto por organismos multicelulares, eucarióticos, autotróficos, anaeróbicos e imóveis que se reproduzem sexualmente ou assexuadamente. Juntamente com o reino animal, eles pertencem aos dois primeiros grupos de classificação de seres vivos formulados por Aristóteles em 350 aC. de C.

As plantas são os únicos seres (com exceção de algumas algas unicelulares do reino protista) que são autotróficos graças à geração de seus próprios alimentos através da fotossíntese.

Reino dos fungos

Eles pertencem ao reino dos fungos, ou reino dos fungos, os organismos multicelulares, eucarióticos, heterotróficos, aeróbicos e imóveis que se reproduzem por esporos sexuais ou assexuais.

O reino dos fungos foi considerado dentro da classificação dos reinos da natureza em 1969 pelo ecologista americano Robert H. Whittaker (1920-1980).

Graças ao microscópio elétrico, Whittaker conseguiu distinguir e propor critérios de classificação de acordo com o tipo de célula (procariótica e eucariótica) e o nível de organização (unicelular e multicelular). Além disso, sugeriu incluir critérios de acordo com o tipo de nutrição (autotrófica e heterotrófica) e o tipo de reprodução (sexual e assexual).

Reino protista

O reino protista é composto por todos os organismos que não são classificados em nenhum dos outros reinos identificados. Podem ser organismos unicelulares e multicelulares, aeróbicos ou anaeróbicos, autotróficos ou heterotróficos, de reprodução sexual ou assexuada.

Eles são definidos como o reino das primeiras formas de vida eucarióticas e pertencem a ele protozoários e algas.

O reino protista foi considerado como um reino em 1866 pelo naturalista alemão Erndt Haeckel (1834-1919), embora em sua proposta o reino incluísse todos os organismos unicelulares.

Reino monetário ou procariótico

No reino monetário são todos os organismos unicelulares, procariotos. Eles são os únicos seres cujas células não têm núcleo definido e contêm o material genético mais simples da natureza.

São seres microscópicos definidos por Ernst Haeckel em 1866 como o novo reino protista que incluía o reino Monera. Então, o biólogo Herbert Copeland (1902-1968) incluiria bactérias para formar o reino monetário com todos os organismos procarióticos. Exemplos deste reino, temos as bactérias Clamydia e Escherichia coli.