Peroxisoma

O que é o Peroxisoma:

Peroxisoma é um organela presente nas células eucariotos (com núcleo celular definido) que flutuam no citosol e cumprem funções metabólicas como oxidação e eliminação do peróxido de hidrogênio (H2O2).

Os peroxissomos são formados a partir do retículo endoplasmático liso e mitocôndrias (apenas em células animais) e foram descobertos pelo citologista e bioquímico Christian de Duve (1917-2013), juntamente com os lisossomos..

Eles são chamados de peroxissomos porque as primeiras enzimas encontradas em sua estrutura foram as peroxidases. Eles são encontrados no citosol e são chamados organelos porque são compartimentos com funções especializadas.

Características do peroxissomo

Os peroxissomos são caracterizados por sua capacidade de redimensionar e formar novos peroxissomos por divisão.

Os peroxissomos alteram as enzimas para cumprir as funções metabólicas necessárias de cada célula, dependendo da função da célula, sendo as mais comuns a urato oxidase e catalase. Foram identificados cerca de 50 tipos diferentes de enzimas.

Além disso, o peroxissomo é distribuído no citoplasma através dos microtúbulos do citoesqueleto celular e amadurece incorporando as proteínas sintetizadas pelos ribossomos.

Peroxissomo na célula animal

Os peroxissomos nas células animais são formados no retículo endoplasmático liso e nas mitocôndrias. Algumas das funções metabólicas dos peroxissomos incluem o metabolismo lipídico e a proteção celular contra a oxidação..

Peroxissomo na célula vegetal

Peroxissomos em células vegetais e fungos são organelas exclusivas para o processo chamado β-oxidação, onde os resíduos de dióxido de carbono (CO) são oxidados2) para fotorrespiração.

Nesse sentido, fotorrespiração é o uso de oxigênio (O2) e a liberação de dióxido de carbono (CO2).

Veja também Fotossíntese.

Peroxissomo e lisossomo

O peroxissomo e o lisossomo foram descobertos por Christian de Duve em 1965 e ambos são encontrados no citosol.

O peroxissomo realiza as reações químicas necessárias para a oxidação e produção de peróxido de hidrogênio (H2O2).

Por outro lado, os lisossomos são considerados o centro de reciclagem da célula, mantendo o PH ácido para a decomposição dos resíduos celulares.

Peroxissomo e glioxissomos

Glioxissomos são chamados peroxissomos que estão presentes nas sementes e armazenam substâncias de reserva. Esses glioxissomos transformarão ácidos graxos em açúcar durante a germinação.