Morfologia

O que é morfologia:

Curtir morfologia é chamado o ramo de uma disciplina que lida com estudo e descrição das formas externas de um objeto. Nesse sentido, pode ser aplicado ao estudo de palavras (Linguística), seres vivos (Biologia) ou da superfície da Terra (Geomorfologia). A palavra é composta pelas palavras gregas μορφή (morphé), que significa 'forma', e λóγος (logos), 'tratado'.

Morfologia em Linguística

Em Linguística, o morfologia entender o parte da gramática que trata de classificar e explicar a operação e o significado de as variações de forma nas palavras dentro da estrutura da linguagem. Neste sentido, morfologia cumpre três funções específico: categorize as palavras de acordo com sua função (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, etc.); estudar as variações de suas formas, isto é, suas flexões; e explica os processos envolvidos na derivação e composição das palavras. Para explicar mais completamente o funcionamento de uma língua, o morfologia também pode ser integrado ao sintaxe em uma disciplina de estudo conhecida como morphosyntax.

Morfologia em Biologia

Em Biologia, morfologia lida com estudo das formas e estruturas que constituem seres vivos em geral, como células, bactérias, vírus, vegetais, fungos ou animais. Sua abordagem pode ter um interesse específico descritivo, em atenção à funcionalidade e características de uma determinada estrutura ou sistema, ou comparativo, no contraste entre espécies diferentes, ou mesmo da mesma espécie ao longo do tempo. Dessa forma, suas análises ajudam a explicar a transformações e modificações que ocorrem nas estruturas de um organismo, dependendo do seu ambiente (adaptação), e, de um ponto de vista histórico, fornece abordagens que nutrem o entendimento de processos evolutivos.

Geomorfologia

Dentro da Geografia Física, o ramo da Geomorfologia É o responsável por estudo e descrição das formas externas da crosta terrestre, dependendo da processos endógenos (propriamente geológicos) que intervieram em sua origem e formação, bem como exógeno (clima, água, seres vivos etc.), que definiram sua aparência.